Atividades

ATIVIDADES

Terapia Espiritual

Não se prega religião. O direito a um Poder Superior do modo que cada ser humano compreende é total e irrestrito. Leitura bíblica, oportunidade de esplanação, leitura do livro ‘Só por Hoje’, Oração da Manhã, louvores e agradecimentos compõem o cronograma da referida atividade. A espiritualidade se refere a uma dimensão do ser humano que o distingue por ser único. A dimensão espiritual é onde evolui e age o espírito do homem. Pode-se definir espiritualidade como sendo a tensão em busca da verdade e o caminho em direção à transcendência.

Reuniões de Conscientização

Ministradas por profissionais qualificados. Tem o objetivo de passar informações ao paciente e conscientizá-lo da existência da doença e da importância do tratamento. Temáticas relacionadas à dependência química, educação, postura, valores sociais etc., que motivem a conversação entre pares.

Grupos de Sentimento

A estrutura da clínica estimula os relacionamentos dos pacientes entre si em todos os níveis, gerando muitos sentimentos que devem ser trabalhados. Cada um é o sentimento que tem e compreendê-los, é compreender nossa relação com o mundo que nos rodeia. Quanto mais sinceros nos tornarmos, mais condições teremos de entrar em contato com a realidade. O uso de substâncias psicoativas agiu como um anestésico nos sentimentos do paciente. E no momento que ele não tem mais esse “recurso”, entra num estado de confusão muito grande. A reunião de sentimento se propõe a ajudar o paciente a descobrir-se como pessoa sensível e também aos outros seres sensíveis. Este grupo prepara, inicialmente, o paciente para não responder imediatamente aos seus sentimentos. Aprende a “dominá-los” e a deixá-los livre no momento e de maneira apropriada.

Simulado de Narcóticos Anônimos / Alcoólicos Anônimos

Esta reunião segue os modelos das reuniões de NA/AA, levando em contato seus princípios e tradições, tendo por objetivo a verbalização de conteúdos significativos em sua vida. Esta reunião se assemelha muito a de auto-ajuda, tendo como diferencial a participação exclusiva dos pacientes.

Psicoterapia Individual

Realizada quinzenalmente. Nesse processo, os pacientes se motivam para a mudança, aprendem a evitar a recaída e desenvolvem habilidades que contribuem para sua reinserção social e a solução de seus problemas pessoais, através de técnicas psicológicas determinadas.

Outros objetivos da psicoterapia individual:

• restabelecer o equilíbrio emocional e afetivo;
• identificar os conflitos encobertos pelo uso da droga/álcool;
• descobrir novas formas de lidar com esses conflitos, que não seja através da droga/álcool;
• incentivar o desenvolvimento de recursos internos como a tolerância, frustração, reconhecimento de seus limites, capacidade de controlar os impulsos, buscando um fortalecimento psíquico em favor de uma reintegração social afetiva;
• avaliar a disposição para a mudança das situações de risco do uso da droga/álcool, dos pensamentos e sentimentos em relação ao uso e dos meios que o dependente tem para o enfrentamento da compulsão;
• manutenção dos novos comportamentos adquiridos.

Acompanhamento Médico-Psiquiátrico

No acompanhamento médico-psiquiátrico, investiga-se possíveis comorbidades, problemas psíquicos ou clínicos pré-existentes ou desenvolvidos com o uso de substâncias químicas, como depressão, bipolaridade, manias, fobias, transtornos, hiperatividade, entre outros. Esses problemas são devidamente tratados.
O atendimento psiquiátrico adota o seguinte critério:
• Pacientes acometidos por comorbidades consideradas graves – atendimento semanal;
• Pacientes que utilizam medicações para desintoxicação – atendimento quinzenal;
• Pessoas que não utilizam medicações – atendimento mensal.

Grupos Terapêuticos

Reuniões feitas com profissionais, onde é mostrado o retorno sobre os sentimentos expostos pelos pacientes e questionadas as dúvidas sobre sentimentos, pensamentos e comportamentos que podem levá-los ao uso de substâncias psicoativas.
É importante que o paciente receba ajuda terapêutica para entender que todos nós temos sentimentos e pensamentos. O que nos diferencia, é a maneira como lidamos com eles, independentemente de serem de raiva, dor, alegria ou amor.

Aconselhamento Terapêutico Individual

Um profissional terapeuta se reúne com o paciente em um lugar longe de perturbações para uma conversa sobre seu quadro terapêutico e emocional. O atendimento tem por intuito ouvir e orientar o paciente em relação aos seus sentimentos, pensamentos e comportamentos, deixando claro que, o melhor remédio para a adicção, é expor sentimentos e pensamentos que estão incomodando e deixando o paciente confuso em relação a si mesmo e aos outros.

H&I – Hospitais & Instituições

Uma vez por mês, de acordo com a agenda do grupo propriamente dito, servidores de confiança da Irmandade de Narcóticos Anônimos comparecem na clínica para realizar o painel que é dividido em duas etapas. A primeira delas é composta por partilhas de experiências pessoais relacionadas a um determinado tema, expressadas pelos membros de NA. Já a segunda etapa conta com um painel aberto para perguntas que podem ser interrogadas exclusivamente pelo grupo de pacientes da instituição.

Educação Física

O educador físico promove alongamentos, hidroginásticas, corridas, futebol, vôlei, academia, entre outras atividades. Estudos comprovam que o exercício físico, quando praticado devidamente, pode melhorar o funcionamento global do cérebro, inclusive da memória que, em muitos casos, acaba comprometida de alguma forma pelo uso abusivo de substâncias psicoativas.
Laborterapia
É a limpeza do ambiente de convivência. O coordenador de tratamento elabora a escala e distribui as funções. Esse tipo de trabalho assume uma profunda significação social e psicológica no processo de recuperação sob a perspectiva de auto-ajuda. A definição de trabalho como laborterapia não é mero eufemismo, pois sugere uma compreensão das características de personalidades associadas com o comportamento problemático no trabalho, na escola, etc.

Reuniões de Equipe

O objetivo da reunião de equipe é discutir todos os assuntos relacionados às dinâmicas interpessoais e a vida na clínica. Para tanto, são feitas reuniões de equipe semanalmente, nas quais são decididas as Medidas Reeducativas (MR). São tratados todos os assuntos pertinentes aos pacientes e são tomadas todas as decisões acerca da clínica. Todas as decisões tomadas nas reuniões de equipe, levam em conta os princípios básicos que regem a clínica e o código de ética da mesma. Um bom trabalho em equipe tem como consequência maior qualidade e produtividade, menos stress e desgaste, o que garantirá ao paciente e à própria equipe, maior eficácia na tratamento, coerência de atuação e respeito a dignidade do ser humano no programa de recuperação e reinserção social.

TRATAMENTO DROGAS

Oferecendo sempre o profissionalismo, a dedicação e amor ao próximo, nossas filosofias ...

TRATAMENTO ALCOOLÍSMO

Para garantir a abstinência e a recuperação efetiva, torna-se necessário um tratamento especializado ...

EQUIPE ESPECIALIZADA

A Esmeraldas Clínica Terapêutica é uma clínica de reabilitação de dependentes e sua equipe de...

FALE CONOSCO

Entre em contato e saiba como podemos lhe auxiliar no tratamento de álcool e demais drogas

Nossa

Clínica

Somos preparados para recuperar pacientes com dependência em álcool e outras drogas. Ligue para nós: (31) 3566-3173
Nossa

Estrutura

Contamos com uma equipe multi-profissional qualificada, habilitada e experiente para lhe atender.

Nossa

Localização

Estamos instalados na região metropolitana de Belo Horizonte. Clique aqui e saiba como chegar.