TRATAMENTO DE DEPENDENTE QUÍMICO

METODOLOGIA DO TRATAMENTO

Nossa clínica de recuperação de dependentes químicos recebe pacientes de todo o Brasil, homens adultos e adolescentes a partir de 13 anos. Tem seu programa terapêutico baseado na teoria de aprendizado social, onde todos participam ativamente colaborando uns com os outros, partilhando informações, estabelecendo um sistema de normas e valores definidos e uma comunicação aberta nos relacionamentos individuais e grupais.

São levados em consideração os aspectos bio-psico-social do ser humano, buscando resgatar valores éticos, familiares, emocionais e motivar os pacientes a refazer seus projetos de vida, adotando hábitos mais saudáveis e produtivos.

Fundamentado no tripé – disciplina, trabalho e espiritualidade, o tratamento oferecido consiste em um período mínimo de tratamento de álcool e drogas de seis meses, sendo que:

• Após 15 dias, a contar da data de internação, o departamento de psicologia que é o responsável pelo acompanhamento dos contatos, agendará o dia e horário para que o paciente possa dar ou receber o primeiro telefonema de seus familiares e amigos. Posteriormente, o contato telefônico acontecerá semanalmente e terá a duração de 10 minutos.
Obs.: Depende de avaliação da equipe. Não será permitido o envio nem tampouco o recebimento de cartas, bilhetes ou recados escritos.
• Com 30 dias de internação, o paciente recebe a primeira visita de seus familiares e amigos.
Obs.: Depende de avaliação da equipe.
• Com 60 dias de internação, o paciente recebe a segunda visita e assim, sucessivamente ocorrem as visitas até o quinto mês de tratamento.
Obs.: Depende de avaliação da equipe.
• Com pouco mais de 150 dias de tratamento e com o programa de reabilitação pessoal devidamente estabelecido e concluído, concretiza-se então a liberação do paciente para desfrutar um período de três dias em seu lar, juntamente com seus familiares. A equipe de tratamento estabelece um cronograma que deverá ser cumprido pelo paciente durante o tempo em que estiver fora da clínica. O responsável pela internação é convocado a buscar e trazer o paciente nos dias previamente agendados.
Obs.: Depende de avaliação da equipe.
• Com 180 dias de internação, a expectativa é de que o responsável pela internação seja convocado pela equipe de tratamento para a realização da alta terapêutica e término do tratamento proposto.
• Um quesito fundamental para que o tratamento progrida e seja bem sucedido é o desejo expresso dos envolvidos. A força e a persistência para superar a dependência química vêm do despertar espiritual e do amor.

O Programa Terapêutico proposto pela Esmeraldas Clínica Terapêutica é dividido em 3 fases, sendo elas:

• DESINTOXICAÇÃO MEDICAMENTOSA – É avaliado o quadro clínico e psiquiátrico do paciente, considerando as queixas, se há existência de patologia (doença) ou comorbidades (dois ou mais transtornos associados – ex: bipolaridade e hiperatividade) e identificando a dependência a ser tratada para que finalmente possa ser adotado o procedimento medicamentoso cabível, ajudando a tratar os efeitos físicos das substâncias psicoativas diagnosticadas no paciente.
• CONSCIENTIZAÇÃO – A equipe de tratamento, formada por psicólogos e terapeutas, ajudará o paciente a estabelecer um programa de conscientização e reabilitação pessoal, através de psicoterapias individuais, aconselhamento terapêutico individual, temáticas informativas, palestras, atividades lúdico-terapêuticas, dinâmicas de grupo, entre outras, todas unânimes no propósito de conscientização e resgate social.
• RESSOCIALIZAÇÃO OU REINSERÇÃO SOCIAL – Com pouco mais de 150 dias de tratamento e com o programa de reabilitação pessoal devidamente estabelecido e concluído, concretiza-se então a liberação do paciente para desfrutar um período de três dias em seu lar, juntamente com seus familiares. A equipe de tratamento estabelece um cronograma que deverá ser cumprido pelo paciente durante o tempo em que estiver fora da clínica. O responsável pela internação é convocado a buscar e trazer o paciente nos dias previamente agendados. O objetivo é aplicar as estratégias adquiridas durante o processo de tratamento e praticar os princípios obtidos em todas as suas atividades, testando assim suas técnicas e habilidades

agende-seu-tratamento

TRATAMENTO DROGAS

Oferecendo sempre o profissionalismo, a dedicação e amor ao próximo, nossas filosofias ...

TRATAMENTO ALCOOLÍSMO

Para garantir a abstinência e a recuperação efetiva, torna-se necessário um tratamento especializado ...

EQUIPE ESPECIALIZADA

A Esmeraldas Clínica Terapêutica é uma clínica de reabilitação de dependentes e sua equipe de...

FALE CONOSCO

Entre em contato e saiba como podemos lhe auxiliar no tratamento de álcool e demais drogas

Nossa

Clínica

Somos preparados para recuperar pacientes com dependência em álcool e outras drogas. Ligue para nós: (31) 3566-3173
Nossa

Estrutura

Contamos com uma equipe multi-profissional qualificada, habilitada e experiente para lhe atender.

Nossa

Localização

Estamos instalados na região metropolitana de Belo Horizonte. Clique aqui e saiba como chegar.